Academia DHIS2 - Ferramentas de Análise de Dados/Informação

Bem-vindo!

A Universidade de Oslo e a Saudigitus tem o prazer de anunciar a “Academia DHIS2 - Ferramentas de Análide de Dados”, nível 1, a ser realizada de 12 a 17 de Agosto de 2019 no Hotel Azalai, Bissau, Guiné-Bissau.

Iniciar


Academia DHIS2 - Ferramentas de Análise de Dados/Informação

Dados devem contar uma história, e as técnicas de visualização empregues irão ditar a qualidade da narrativa. Nos sistemas de gestão de informações, os dados são consumidos para a tomada de decisões por meio de painéis claros e concisos (colecções de diferentes visualizações de dados, gráficos, mapas e tabelas dinâmicas). Escolher a técnica ou painel de visualização mais apropriado para transmitir uma determinada mensagem ou segmentar um público-alvo específico é fundamental para o sucesso do programa.

Este treinamento em DHIS2 Analytics é uma excitante combinação de princípios de aprendizagem, conceitos-chave de Uso, Monitoria (Seguimento) e Avaliação de Informações no contexto da saúde pública e as ferramentas do DHIS2 para apoiá-los. Através de palestras, exercícios práticos e discussões com os colegas, os participantes estarão bem equipados para melhorar o uso do DHIS2 em seu trabalho diário.

O objectivo desta Academia é:

- Promover o uso de sistemas de informação como ferramenta para a gestão descentralizada de programas.
- Introduzir todos os novos recursos e ferramentas de análise (Scorecard, BNA, painéis e aplicativos da OMS) para os participantes.
- Fornecer aos participantes uma compreensão completa dos mecanismos de uso de dados (mineração e visualização) no DHIS2.
- Promover o uso de sistemas de informação como ferramenta para a gestão descentralizada de programas.
- Programe as melhores práticas de uso de dados e forneçer experiências reais usando dados para tomar decisões.
- Proporcionar aos participantes uma compreensão completa das ferramentas e mecanismos de monitoria da qualidade de dados.
- Definir estruturas do sistema principal que precisam estar em vigor para qualquer sistema de informações.

Através de apresentações, exemplos e exercícios com dados reais, o participante será equipado com uma compreensão das várias técnicas de visualização de dados, conceitos de análise, medidas de qualidade de dados e criação de dashboards em DHIS2.

Mais informações sobre a Academia DHIS2 Analytics aqui.

Adicionar ao Calendário


Facilitadores e metodologia

Especialistas de DHIS2 de toda a região irá partilhar os mais recentes recursos e desenvolvimento, as melhores práticas em todo o mundo para ajudá-lo a fazer a sua implementação DHIS2 um sucesso.

Um programa de treinamento prático fará com que os facilitadores e participantes possam trabalhar juntos em bases de dados personalizadas para guiá-lo e resolver questões emergentes.

Um dos Objectivos da Academia DHIS2 consiste em enfatizar a experiência e partilha de solução em toda a região, comunidade e entre os países, e para promover o networking e colaboração entre implementadores DHIS2 na região.

A Academia é um dos melhores mecanismos de compartilhar experiências das implementações de DHIS2 dos países da região. Os instrutores da academia são especialistas altamente reconhecidos dentro da comunidade global do HISP, com vasto conhecimento e experiência no DHIS2 e no domínio da saúde pública. Eles representam nós de HiSP regionais,

- DHIS2 Implementador / Formador da HISP Lusofonia
- DHIS2 Implementador / Formador da HISP Moçambique

Zeferino Saugene

Líder da equipe, HISP Lusofonia (Saudigitus)
Doutorado em Sistemas de Informacao (Ph.D) pela University of Oslo (UiO) na Noruega. Tem uma vasta experiência na implementação de sistemas de informação em geral e de modo particular o DHIS2. Participou e liderou projectos de implementação de DHIS2 em diversos países e de Organizações Internacionais. É docente e pesquisador na área das TICs na Universidade Eduardo Mondlane (UEM) e exerceu várias funções de docência. Consultor de Implementação do DHIS2 do HISP, com formação em TIC e com vasta experiência em informática aplicada para saúde pública usando o DHIS2. Ele tem experiência em gestão de dados de saúde pública, desenho e customização do DHIS2 em aspectos de país e também colaboração com as comunidades do DHIS2 em todo mundo e na região PALOP em especial.

Alfredo Muchanga

Actualmente trabalha com a implementação e formação de utilizadores do DHIS2 ao nível local e internacional, com formação em TIC e conta com uma grande experiência no desenvolvimento de software, com maior enfoque para o desenvolvimento de soluções móveis. Para além do trabalho com atividades relacionadas com o DHIS2, frequenta o curso de mestrado em Sistemas de Informação pela Universidade Eduardo Mondlane.

Sheila Andre

HISP Lusofonia
Trabalha na HISP Lusofonia (Saudigitus) e vem trabalhando na implementação e formação de utilizadores do DHIS2 ao nível local e internacional.Coordenadora da equipe de Documentação de Software da plataforma DHIS2 na Saudigitus e da suporte ao Ministério da Saúde e também com enfoque em outros projectos relacionados na implementação do DHIS2.

Frank Cumaio

Trabalha com Dhis2 desde 2017, e desde então tem estado envolvido em actividades de implementação e configuração do mesmo, bem como treinamento de usuários em Mocambique e Guinea Bissau. Fascinado por programação vem desenvolvendo aplicativos para o sistema de informação de saude em Mocambique.

Tomé Cá

Master em Ciências Económicas, na especialidade de Estática; Master em Saude Publica, Epidemiologia Geral. Foi Director Geral de Saude Publica na Guiné Bissau; Director do Serviço de Higiene e Epidemiologia; Director do Planeamento, Seguimento Avaliação e Parceria no SNLS por conta do Fundo Mundial. Desde 2010: Profissional Responsável pela Gestão do Sistema de Informação Sanitária na Organização Oeste Africana da Saude (OOAS). Na OOAS é responsável pela gestão da Informação para a Saude; apoio aos países no reforço dos sistemas nacionais de informação sanitária incluindo a promoção da utilização do DHIS2 para gestão integrada dos dados sanitários do ECOWAS, entre outras.

Emilio Mosse

Doutorado em Sistemas de Informacao (Ph.D) pela University of Oslo (UiO) na Noruega. É Professor na Universidade Eduardo Mondlane (UEM) e exerceu várias funções de docência. Além da actividade docente e de pesquisa, presta consultoria na área da TICs. Tem uma vasta experiência na implementação de sistemas de informação e em Moçambique. Com formação em TIC e com vasta experiência em informática de saúde pública usando o DHIS2 e trabalha como Consultor de Implementação do DHIS2 da Saudigitus.

Taxa da Academia DHIS2

As taxas Academia são USD 850 para um treinamento que incluem:

- Materiais de treinamento
- Intervalos de almoço
- Dois intervalos para café diários

Devido ao elevado número de inscrições, a única maneira de garantir a participação é proceder ao pagamento o mais rápido possível.

Viagens e vistos


Aeroporto e companhias aéreas

O Aeroporto Internacional Osvaldo Vieira (IATA: OXB, ICAO: GGOV) é um aeroporto que serve à cidade de Bissau, a capital de Guiné-Bissau. É o único aeroporto internacional do país. As principais companhias aéreas que operam em Guiné-Bissau são a TAP, TACV, Asky, Ethiopian Airlines, Royal Air Maroc e Senegal Airlines.

Transfer de / para o aeroporto

Os serviços de táxi estão disponíveis no aeroporto com uma tarifa média de aproximadamente 3,000.00 CFA que correspodem a aproximadamente a 5$. Caso esteja hospedado no Azalai Hotel pode solicitar serviços de transfer ao hotel, a uma taxa de negoatiavel por viagem. Pode efectuar a reserva enviando e-mail para walessa.gomes@azalaihotels.com, informando que vem participar da Academia DHIS2.

Informações sobre imigração e vistos

Existem duas formas de solicitar um visto da Guiné-Bissau: à chegada ao Aeroporto Internacional da Guiné-Bissau ou ao website do pedido de visto eletrónico. Se solicitar um visto na chegada, é necessário ter uma carta de autorização do Escritório de Migração da Guiné-Bissau, juntamente com um documento de viagem válido. No momento da entrada, o cidadão estrangeiro está sujeito aos procedimentos migratórios das autoridades competentes, de entre outros previstos na lei. É exigido para a entrada no território nacional, qualquer dos seguintes documentos:
a) Passaporte ou documento equiparado valido para o país e visto de entrada emitido pelas autoridades competentes, igualmente válidos;
b) Outros documentos estabelecidos em convenções ou acordos internacionais a que Guiné-Bissau se encontre vinculado.
Para mais informação veja aqui: https://www.rgb-visa.com.

Location

Hotel 24 DE SETEMBRO: O Azalai 24 De Setembro Hotel, de 4 estrelas, oferece um alojamento de negócios, desde 1973, localizado no coração de Bissau. A propriedade está localizada a 20 minutos a pé do centro da cidade. O Aeroporto Internacional Osvaldo Vieira fica a 15 minutos de carro do Azalai 24 De Setembro Hotel.



Accommodation

Por favor, utilize os seguintes dados de contacto para efectuar a sua reserva no hotel. Para contactar o balcão de recepção do hotel poderá telefonar paral: +245 955 803 000; Endereço de e-mail: walessa.gomes@azalaihotels.com ou mesmo visitar o site web: https://hotel-azalai-24-de-septembro.business.site

Carta convite

Os organizadores do evento emitirão cartas de convite, se necessário, apenas para os participantes que se registraram na academia.

Lazer e Atrações

Como um microcosmo da África, esta pequena nação contém multidões - de paisagens, povos, culturas e vida vegetal e animal. Tudo isso ao alcance da capital, Bissau. As casas desbotadas da era colonial cedem, devido à decadência tropical e ao peso da história. Décadas de colonização portuguesa foram seguidas por uma longa e dolorosa luta de libertação e depois ciclos de guerra civil e caos político. Encontre mais atrações aqui: https://www.lonelyplanet.com/guinea-bissau

Fuso horário

UTC +0

Temperatura

Atualmente, esta no verão. A temperatura média 28 °C e 12 horas de sol.

Currency

XOF

Lingua Oficial

Portugues

Eletricidade

Na Guiné-Bissau, as tomadas de energia são do tipo C. A tensão padrão é de 220 V e a frequência padrão é de 50 Hz.

Practicalities

Laptop: Participantes devem trazer seus computadores pessoais.

Contact

Caso tenha questões adicionais sobre a Academia DHIS2 em Guiné-Bissau, entre em contato com a equipe através de: academy@saudigitus.org


Urcelina Paulo
+245955253579 ou +4796812524
(Mobile/Viber/Whatapps)

Your message has been sent. Thank you!

Termos e Condições


Estes Termos e Condições aplicam-se a todas as pessoas que se registrarem como participantes de uma Academia DHIS2.

Registro da academia

Apenas formulários de inscrição totalmente preenchidos serão considerados. Depois de analisar cada inscrição, os Organizadores da Academia enviarão um email de confirmação / informação. Este e-mail incluirá todos os detalhes relacionados ao pagamento das taxas de inscrição.

A participação não é garantida até que o pagamento integral das taxas de inscrição seja recebido.

Cada academia tem um teto. Se a capacidade máxima for atingida, os Organizadores da Academia se reservam o direito de recusar registros adicionais e fechar o formulário de registro.

Metodos de Pagamento

Os pagamentos devem ser feitos antecipadamente, antes do início da Academia, por transferência bancária ou deposito na conta da Saudigitus. Os participantes que fizeram um pagamento atrasado (a partir de 3 dias antes do início da Academia) são convidados a trazer uma cópia do seu boletim de pagamento para o balcão de registro no primeiro dia da Academia.

Todas as taxas bancárias e custos de transferência de dinheiro devem ser cobertos pelo transmissor. Qualquer saldo negativo será coletado no site. Por favor, indique o nome da academia e o nome completo do participante como referência em todas as transferências bancárias.

Garantias da Academia

Os Organizadores da Academia não podem garantir que as garantias da Academia estarão disponíveis para inscrições tardias. Todos os materiais serão distribuídos no local.

Política de cancelamento

O aviso de cancelamento (doença, falta de financiamento ou quaisquer outras razões pessoais) deve ser feito por escrito por e-mail aos Organizadores da Academia. A data do email será a base para considerar reembolsos. Por favor, indique os seus dados bancários no seu cancelamento por escrito. Os reembolsos serão feitos após a conferência.

As taxas de inscrição podem ser reembolsadas da seguinte forma (dependendo dos contratos dos organizadores com seus fornecedores):
- Até 4 semanas antes da Academia: reembolso de 100% - De 4 semanas a 7 dias antes da Academia: reembolso de 50% - De 6 dias para a academia: sem reembolso

Os Organizadores da Academia se reservam o direito de reembolsar o participante após a dedução dos custos já incorridos para as transferências bancárias.

Nenhum reembolso será concedido para eventos imprevistos ou término antecipado de participação, ou quaisquer outros incidentes durante a Academia, que estejam além do controle dos Organizadores da Academia.

Cancelamento da Academia

Caso a Academia não possa ser realizada ou seja adiada devido a eventos fora do controle dos organizadores da Academia, os organizadores da Academia não poderão ser responsabilizados pelos participantes por quaisquer danos, custos como transporte, acomodação e outras despesas incorridas pelos participantes.

Todas as despesas em relação à Academia, a inscrição e a participação são de inteira responsabilidade dos participantes.

Nestas circunstâncias, os Organizadores da Academia se reservam o direito de reembolsar o participante após a dedução dos custos já incorridos para as transferências bancárias.

Seguro

A taxa de inscrição não inclui seguro. Os Organizadores da Academia NÃO fornecem nenhum tipo de seguro e não assumem qualquer responsabilidade por acidentes ou doenças que possam ocorrer durante a academia DHIS2 e durante a viagem para ou do local da Academia. Portanto, cada participante é o único responsável por sua segurança, segurança e saúde.

Além disso, os participantes devem estar cientes de sua apólice de seguro de saúde e tomar as medidas apropriadas para garantir sua cobertura para quaisquer riscos que possam ocorrer quando se estiver na academia DHIS2.

Modificação do Programa e Alteração do Local

Os Organizadores da Academia se reservam o direito de alterar o programa da Academia, inclusive fazendo alterações nos palestrantes / facilitadores que apareçam e / ou assuntos cobertos. Nenhum reembolso pode ser concedido em caso de cancelamento de oradores / facilitadores, mudança de programa ou qualquer outro incidente durante a Academia que esteja além do controle dos Organizadores.

Os Organizadores da Academia se reservam o direito de transferir a Conferência para um local maior ou menor, se o nível de registros dos participantes justificar;

Nome no Cracha

O crachá deve ser usado em todos os momentos durante a Academia. O acesso ao local não será concedido sem o crachá do nome da Academia DHIS2.

Carta Convite

Os participantes que solicitarem uma carta de convite oficial dos Organizadores da Academia podem solicitar um por e-mail. Os participantes devem primeiro se registrar na Academia.

Vistos

É da exclusiva responsabilidade do participante cuidar de seus requisitos de visto. O participante que solicitar um visto de entrada deve ter tempo suficiente para o procedimento de inscrição.

Protecao de Dados

Os Organizadores da Academia irão colectar e armazenar dados para a preparação e execução da Academia.

O HISP-UiO realiza e-mails mensais (que incluem fotografias / vídeos) e / ou comunicações nas mídias sociais sobre a Academia DHIS2. Caso não deseje aparecer nos visuais de marketing, por favor envie um email para aliceal@ifi.uio.no.

Os detalhes de contato por e-mail dos participantes não serão repassados a terceiros. Os participantes podem cancelar a inscrição a partir dessas campanhas a qualquer momento.

Limitação de responsabilidade

O participante concorda em ser responsável por todos os bens que ele ou ela trouxer para o local da Academia.

Follow Us