Academia Digital DHIS2 Ferramentas de análise, Nível 1

Bem-vindos!

A Universidade de Oslo e a Saudigitus têm o prazer de anunciar a Academia Digital sobre Ferramentas de Análise do DHIS2, nível 1.

Data de lançamento: 7 de dezembro de 2020

Sobre


Sobre Academia

Os dados têm de contar uma história, e as técnicas de visualização utilizadas ditarão a qualidade da narrativa. Nos sistemas de gestão da informação, os dados são consumidos para a tomada de decisões através de dashboards claros e concisos (recolhas de diferentes visualizações de dados, gráficos, mapas e tabelas de pivô). Escolher a técnica de visualização ou painel de instrumentos mais adequado para transmitir uma determinada mensagem ou visar um público específico é a chave para o sucesso do programa.

Esta formação em Gestão de Saúde e DHIS2 Analytics é uma combinação emocionante de princípios de aprendizagem, conceitos-chave de Utilização de Informação, Monitorização e Avaliação no contexto da saúde pública e das ferramentas no DHIS2 para os apoiar. Através de apresentações, exercícios práticos e discussão com os pares, os participantes estarão bem equipados para melhorar o uso do DHIS2 no seu trabalho diário.

O objectivo desta Academia é:

- Promover a utilização de sistemas de informação como ferramenta para a gestão descentralizada de programas
- Fornecer aos participantes uma compreensão completa dos mecanismos de utilização de dados (mineração e visualização) no DHIS2
- Transmitir as melhores práticas de utilização de dados e forneçer experiências reais usando dados para tomar decisões
- Fornecer aos participantes uma compreensão completa das ferramentas e mecanismos de monitoria da qualidade dos dados
- Definir estruturas do sistema de núcleo que precisam estar em vigor para qualquer sistema de informação

Objectivos de Aprendizagem

Através de apresentações, exemplos e exercícios com dados reais, estará equipado com uma compreensão das várias técnicas de visualização de dados, conceitos de análise, medidas de qualidade de dados e criação de dashboard no DHIS 2.

  • Origens, princípios e aplicação do DHIS2;
  • Compreender o Sistema de Saúde;
  • Ciclo de informação;
  • Medição de intervenções;
  • Cenários de programa e plano de acção distrital;
  • Recolha de dados, análise de dados e qualidade de dados;
  • Visualizador de dados em DHIS2; Rastreio de auditoria de dados;
  • Tabelas de pivô em DHIS2;
  • Gráficos, Mapas e Dashboards em DHIS2.
*Estes Objectivos de Aprendizagem podem estar sujeitos a alterações. Formato

A Academia Digital será conduzida pelos nossos especialistas em DHIS2. O conteúdo permanece o mesmo, apenas o método será difere!

Datas importantes

Sexta-feira, 4 de dezembro : Dia de abertura
Este dia de abertura vai dar-lhe a oportunidade de ser apresentado ao formato digital da Academia, de se reunir virtualmente com os seus pares, de familiarizar com as ferramentas a serem usadas durante o treino, de testar o seu próprio equipamento e de se encontrar com a equipa dos facilitadores.

Todos os participantes confirmados são obrigados a assistir ao dia de abertura.

Segunda-feira, 7 de dezembro: Lançamento da Academia DIGITAL DHIS2
Cerca de 40 horas no total: cerca de 3 horas por dia, distribuídas por 10 dias, a partir do dia de lançamento. Isto pode estar sujeito a mudanças. A agenda detalhada será publicada muito em breve.

Acordo de participação
Uma vez registada, a equipa da Academia enviar-lhe-á uma carta de aceitação que mencionará a natureza da formação, duração e modalidades de participação.

Gostaríamos de recordar que, ao inscrever-se na Academia, está empenhado em participar activamente em todas as sessões e actividades, sejam elas sincronizadas ou assíncronas, individuais ou em grupos. Todos estes elementos são componentes-chave no processo de certificação.

As sessões decorrerão durante o horário de trabalho. Por isso, insistimos também na importância dos compromissos dos participantes e dos seus gestores para garantir a presença em todas as sessões e actividades. A presença representa 10% da nota final.

Vantagens da Academia Digital

- Gratuita
- O mesmo currículo que as Academias presencias
- Equipa de peritos do DHIS2 que conduz a Academia
- Ser treinado em segurança, a partir da sua casa ou escritório durante a pandemia COVID-19
- Obter um certificado oficial DHIS2*

* Certificado obtido por assistir a todas as sessões, participando em todas as actividades e completando as atribuições dentro dos prazos.

Add to Calendar



Facilitadores

A Academia é um dos melhores mecanismos de compartilhar experiências das implementações de DHIS2 dos países da região. Os instrutores da academia são especialistas altamente reconhecidos dentro da comunidade global do HISP, com vasto conhecimento e experiência no DHIS2 e no domínio da saúde pública. Eles representam nós de HiSP regionais,

- DHIS2 Implementador / Formador da HISP Lusofonia
- DHIS2 Implementador / Formador da HISP Moçambique

Zeferino Saugene

Líder da equipe, HISP Lusofonia (Saudigitus)
Doutorado em Sistemas de Informacao (Ph.D) pela University of Oslo (UiO) na Noruega. Tem uma vasta experiência na implementação de sistemas de informação em geral e de modo particular o DHIS2. Participou e liderou projectos de implementação de DHIS2 em diversos países e de Organizações Internacionais. É docente e pesquisador na área das TICs na Universidade Eduardo Mondlane (UEM) e exerceu várias funções de docência. Consultor de Implementação do DHIS2 do HISP, com formação em TIC e com vasta experiência em informática aplicada para saúde pública usando o DHIS2. Ele tem experiência em gestão de dados de saúde pública, desenho e customização do DHIS2 em aspectos de país e também colaboração com as comunidades do DHIS2 em todo mundo e na região PALOP em especial.

Alfredo Muchanga

Actualmente trabalha com a implementação e formação de utilizadores do DHIS2 ao nível local e internacional, com formação em TIC e conta com uma grande experiência no desenvolvimento de software, com maior enfoque para o desenvolvimento de soluções móveis. Para além do trabalho com atividades relacionadas com o DHIS2, frequenta o curso de mestrado em Sistemas de Informação pela Universidade Eduardo Mondlane.

Sheila Andre

Trabalha na HISP Lusofonia (Saudigitus) e vem trabalhando na implementação e formação de utilizadores do DHIS2 ao nível local e internacional.Coordenadora da equipe de Documentação de Software da plataforma DHIS2 na Saudigitus e da suporte ao Ministério da Saúde e também com enfoque em outros projectos relacionados na implementação do DHIS2.

Frank Cumaio

Trabalha com DHIS2 desde 2017, e desde então tem estado envolvido em actividades de implementação e configuração do mesmo, bem como treinamento de usuários em Mocambique e Guinea Bissau. Fascinado por programação vem desenvolvendo aplicativos para o sistema de informação de saude em Mocambique.

Ge Albino João

Trabalha na Saudigitus, e trabalha com a plataforma DHIS2
E membro de uma equipe de Implementadores da plataforma DHIS2 e da suporte ao Ministério da Saúde e também como implementador nas Academias Regionais de DHIS2 que decorrem periodicamente a nível nacional.

Emilio Mosse

Doutorado em Sistemas de Informacao (Ph.D) pela University of Oslo (UiO) na Noruega. É Professor na Universidade Eduardo Mondlane (UEM) e exerceu várias funções de docência. Além da actividade docente e de pesquisa, presta consultoria na área da TICs. Tem uma vasta experiência na implementação de sistemas de informação e em Moçambique. Com formação em TIC e com vasta experiência em informática de saúde pública usando o DHIS2 e trabalha como Consultor de Implementação do DHIS2 da Saudigitus.

Taxa da Academia DHIS2

Renunciamos ao registo. Portanto, a Academia é gratuita.

Contact Us

Caso tenha perguntas adicionais sobre a Academia DHIS2, contacte a equipa da Academia DHIS2 em: maputo2020@dhis2.org

Your message has been sent. Thank you!

Termos e Condições


Estes Termos e Condições aplicam-se a cada pessoa que se inscreva como participante numa Academia DHIS2.

Inscrição na Academia

Só serão considerados formulários de inscrição totalmente preenchidos. Após a revisão de cada registo, os Organizadores da Academia enviarão um e-mail de confirmação/informação.

Cada Academia tem um teto. Se for alcançada a capacidade máxima, os Organizadores da Academia reservam-se o direito de recusar inscrições adicionais e de fechar o formulário de inscrição.

Cancelamento da Academia

No caso de a Academia não poder ser realizada ou ser adiada devido a eventos fora do controlo dos organizadores da Academia, os organizadores da Academia não podem ser responsabilizados pelos participantes por quaisquer danos e outras despesas incorridas pelos participantes.

Todas as despesas relativas à Academia, ao registo e à presença são da exclusiva responsabilidade dos participantes.

Proteção de Dados

Os Organizadores da Academia recolherão e armazenarão dados para a preparação e execução da Academia.

A HISP-UiO realiza e-mails mensais (que incluem fotografias/vídeos) e/ou comunicações nas redes sociais sobre a Academia DHIS2. Se não quiser aparecer nos visuais de marketing, envie um e-mail para aliceal@ifi.uio.no.

Os dados de contacto por e-mail dos participantes não serão transmitidos a terceiros. Os participantes podem cancelar a subscrição destas campanhas de correio a qualquer momento.

Follow Us